sábado, 23 de março de 2013



Partilhar

Ultimamente estamos ouvindo muito a expressão "Ajudar aos pobres", dita pelo papa Francisco em diversos momentos essa semana, e o que você acha disso?O que seria ajudar a um pobre para voce?, estaria disposto , ou acha que isso não é um problema seu?
Bem , vou contar duas historias para vocês que ouvi de um amigo.
Um morador de rua se preparava para dormir, quando esse amigo passando pela rua vindo da agitação do dia a dia o comprimentou com a cabeça, o morador abriu os olhos no momento que esse rapaz ia passando,e retribuiu o comprimento então com toda generosidade do mundo esse amigo, foi a padaria e dividindo o que tinha para ele,  
comprou um alimento para o morador de rua.
Voltando depois que a rua já não estava tão cheia,  percebeu que ele já dormia, parou ficou a sua frente esperando algum movimento, ele abriu os olhos e disse: Eu sabia que você iria voltar,meu amigo disse
- sabia nada, ele respondeu novamente : sabia sim, então o amigo ja estava indo pois respeitou o horário do sono do morador, o mesmo agradeçeu bastante dizendo; obrigado Paizão, obrigado Paizão   e com certeza o PAI do céu que ficou realmente muito grato por tal atitude.
A outra história totalmente contrária a essa é na verdade uma lição a todos nós.
Uma moradora também das ruas do Rio, que facilmente é encontrada nas portas das igrejas do centro da cidadeao cumprimentar esse mesmo amigo por conta de suas idas eventuais até o local o abordou perguntando se ele estava bem.
ele respondeu:
- Sim tudo bem Graças a Deus.
daí ela não certa da resposta prosseguiu falando :
-Você está bem mesmo? Estou te vendo com uma expressão um pouco preocupada. precisa de ajuda? está precisando de dinheiro? Tenho pouca coisa mas se você quiser posso lhe dar.
Mesmo ele sabendo que ela algumas dificuldades pela idade, ficou impressionado com tal gesto!
A Atitude de uma pessoa que vive o dia a dia sem saber o que terá amanhã para comer, ficar preocupada com o outro é de impressionar, porque você dar o que lhe sobra é até bem fácil, agora dar o que nos falta é realmente muito dificil, dificil até você ver essa atitude de uma pessoa que tem muito, que dirá alguém que não tem quase nada.
Essa senhora nos deu uma lição, a lição da partilha, dividir o que se tem.
Então voltamos ao conselho do Papa, o que podemos fazer para ajudar aos pobres, ao vizinho, aos necessitados de alguma coisa, aos doentes, aos idosos e a alguém que por algum motivo esta em uma condição pior que a nossa naquele momento?
Não tenha medo de ajudar, não pense que essa situação não é sua, você não tem parte nesse contexto e de certa forma corresponsável por tais situações.
Ajudar um necessitado é primeiro que tudo uma caridade, uma luz que você coloca no seu caminho, e além do mais você por algum momento pode livrar essa pessoa a não ir para o caminho do mal a não roubar e a não entrar para a vida do crime.
Muitos diriammais eu não tenho como mudar o mundo, não posso mudar tudo, alguns diriam...
Realmente não podemos mudar o mundo todo, mais podemos ajudar a mudança, começe pela sua rua, sua comunidade, seu bairro, quem sabe essa atitude do meu amigo não vai dar um novo sentido a vida desse morador, e quem sabe outro virá e poderá ajudar  ele sair dessa situação de pobreza se ele também quiser ajudar com um trabalho por exemplo.
Não julguem, ajude.
Você também não gostaria de ser julgado por alguma atitude que lhe fez passar por alguma situação constrangedora.
Portanto, vamos sim ajudar uns aos outros pois diante de Deus somos todos irmãos, 
pense nisso.
Muita Luz a todos.

Cristiane Xavier

*Os textos são registrados, caso queiram uma cópia solicitar pelo email do Blog, raiosdeluz23@gmail .com

Nenhum comentário:

Postar um comentário